quarta-feira

Contas Lampwork no Brasil - No primeiro instante

contas de cristal
Você já viu ou ouviu falar de como se faz contas de vidro cristal para jóias ou bijuterias? Quando conheci essa arte fiquei encantada, lembro-me da atração em olhar o fogo, junto ao sussurro soprado da chama do maçarico que envolvia uma pequena bola maleável de vidro cristal fundido que tentava se equilibrar na ponta de um mandril, e quando afastada dessa chama ia se endurecendo de alívio em sair de tenta temperatura, e como num passe de mágica mostrava aos poucos suas cores e seus desenhos. Essa técnica é conhecida como Lampwork, criada desde os tempos antigos utilizando espécies de lamparinas como forma de desenvolver utensílios químicos, já como prática moderna para afins de arte e peças de decoração, usa-se um maçarico alimentado com propano ou gás natural junto ao puro oxigênio. Esse tipo de arte ficou muito conhecida por ser amplamente praticada em Murano, Itália.

Meu encanto foi tanto que logo pensei na possibilidade de fazer contas de vidro cristal para desenvolver bijuterias diferenciadas, só não imaginava o tão pouco de informação e de pessoas que praticassem essa arte no Brasil, o que não posso falar o mesmo pesquisando pelo mundo através da internet. Passado um ano, creio que por um destino de Deus, e amigos verdadeiros, consegui realizar essa vontade de expressar através dessa arte minha necessidade de criação.

acesse esse blog: www.produto-artesal.blogspot.com e conheça meu trabalho

4 comentários:

Malta& Maia disse...

Incrível como algo tão popular fora do Brasil, torna-se tão difícil de se fazer aqui.

Estou tentando começar no lampwork, mas até pra arrumar informação sobre o maçarico correto é difícil.

Parabéns pelo Blog.

KARINA, ROBERTA, ROSAURA disse...

OLÁ GLAU, SOU ARTESÃ DE CERÂMICA ARTÍSTICA E ADOREI SEU TRABALHO! ALIÁS FUI PRESENTEADA COM UMA PULSEIRA TUA. GOSTARIA DE ENCOMENDAR UM BRINCO E UMA PULSEIRA QUE COMBINEM COM O COLAR CIBOL 104 VERMELHO QUE NÃO ESTÃO NO SITE PRODUTOARTESANAL, E CASO NÃO SEJA POSSÍVEL GOSTARIA DO COLAR QUE TEM VÁRIAS CONTAS EM VERDE E CARAMELO, COMO PODERIA ENCOMENDAR? ATT.KARINA TONELLI DELMORIO - SBCAMPO/SP E.MAIL KTONELLE@IG.COM.BR

KARINA, ROBERTA, ROSAURA disse...

OLA DE NOVO GLAU,ACHEI O BRINCO PARA COMBINAR COM O COLAR NO CRISTAL BRASIL LAMPWORK. É O BRINCO VERMELHO DE ARGOLA DA FOTO DA PÁGINA. AGUARDO RESPOSTA, O ANIVERSÁRIO É EM 05.MAI. ATT.KARINA DELMORIO

Luciano Brum disse...

Boa Tarde Glau
Adorei seu blog,seu trabalho achei muito lindo.Eu mora em Florianópolis e trabalho com miniaturas em vidros e algumas bijuterias,mas gostaria de fazer essa técnica de Lampwork e como você sabe temos poucas informações sobre o assunto.Fiquei na dúvida qual material você passou na haste de aço para que o vidro no grude.E se precisar também possa dar dica do meu trabalho você pode entrar no facebook ateliermurano em Florianópolis e dá uma olhada no trabalho mas quero muito aprender esse com você.
Um Abraço
Bia Brum